Na conferência de imprensa que decorreu na Fundação Champalimaud, Miguel Pauseiro, Presidente da APEL, apresentou o programa oficial do Book 2.0, o evento sobre o futuro do livro. Contámos com a intervenção de Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, que sublinhou a leitura e a literacia como prioridades estratégicas para uma sociedade mais crítica, informada e inclusiva.
“A leitura não existe de forma isolada: é parte de algo maior. De um ecossistema onde a cultura, a literacia e a educação se entrelaçam e se reforçam mutuamente. E no centro de tudo isso, está o livro. É, por isso, que um país que valoriza o livro é um país que compreende que educar não é apenas transmitir conhecimento, mas também formar espírito crítico, sensibilidade e imaginação. Uma sociedade que lê é uma sociedade mais preparada, mais livre e mais consciente das escolhas que faz.”, afirmou a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Sob o mote “A Reinvenção das Espécies”, a edição de 2025 propõe refletir sobre a transformação do livro, da leitura e do conhecimento num tempo de mudança acelerada. Entre os oradores internacionais confirmados estão Meg Jay, Johan Pehrson, Pedro Pacífico, Cassie Chadderton, Gvantsa Jobava e Daniel Benchimol. Entre os oradores nacionais destacam-se: Dino D’Santiago, Carlos Fiolhais, Analita Alves dos Santos, Mário Daniel, Nuno Crato e muitos outros.
Junte‑se a nós nos dias 3 e 4 de setembro, na Fundação Champalimaud, para debater o futuro do livro.
📅 3 e 4 Setembro 2025
📍 Fundação Champalimaud | Lisboa, Portugal
🎫 Entrada livre mediante inscrição