Maryanne Wolf é investigadora, professora e defensora dos direitos das crianças e da literacia em todo o mundo. É Diretora do Center for Dyslexia, Diverse Learners, and Social Justice na UCLA (School of Education and Information Studies) e foi anteriormente Professora John DiBiaggio de Cidadania e Serviço Público na Universidade de Tufts.
É autora de mais de 170 publicações científicas, incluindo os livros Proust and the Squid: The Story and Science of the Reading Brain (15 traduções; HarperCollins, 2007), Tales of Literacy for the 21st Century (Oxford University Press, 2016) e Reader, Come Home: The Reading Brain in a Digital Culture (12 traduções; HarperCollins, 2018). Em coautoria com Martha Denckla, desenvolveu os testes RAN/RAS (velocidade de nomeação), um dos principais indicadores universais de dislexia, e criou o programa de intervenção RAVE-O, destinado a leitores com dificuldades.
Recebeu diversos prémios pelas suas contribuições à neurociência da leitura, incluindo distinções da International Dyslexia Association e o Prémio Einstein da Dyslexia Foundation, além dos prémios Walter Ong e Alfred Korzybski pelo seu trabalho sobre o impacto dos diferentes meios na evolução intelectual da espécie humana. Mais recentemente, foi eleita membro vitalício da Pontifícia Academia das Ciências.