Programação
DO EVENTO
2023
[schedule_intro]
[schedule_intro]
O Book 2.0, como em todos os livros, arrancou com uma página em branco. Mergulhámos na sua essência para escrever novas linhas. Linhas de reflexão sobre o melhor que os livros nos trazem e como podem prosperar.
Neste evento, como em todos os livros, arrancamos com uma página em branco. Mergulhamos na sua essência para escrever novas linhas. Linhas de reflexão sobre o melhor que os livros nos trazem e como podem prosperar. O mundo está a mudar e os livros também. Querem-se os livros como o mundo: digitais, inclusivos, sustentáveis. Que lugar ocupa a leitura no protagonismo dos ecrãs, nas lentes da sustentabilidade e no espelho da representatividade?
Uma viagem com três capítulos que faz a ponte entre o aqui e o agora dos livros e o futuro que os espera, colocando no centro do debate os principais desafios que a indústria enfrenta, apontando caminhos para os ultrapassar, através das vozes de grandes escritores e pensadores da atualidade e do mundo.
O tsunami digital transformou profundamente o quadro da literacia, trazendo à costa novas tecnologias que têm revolucionado a forma como lemos e escrevemos. Desde os Ipads aos Kindles, dos ebooks aos audiobooks, passando pelas redes sociais e, mais recentemente, pela inteligência artificial, que ganha cada vez mais protagonismo no domínio dos livros.
Apesar da força digital, é na sua composição física, na sua essência original, que os livros têm perdurado no tempo. Sob a forma de legados. Enquanto símbolos tangíveis de grandes ideias e pensamentos. Está provado que a intimidade e experiência sensorial da leitura de um livro impresso não pode ser igualada por qualquer outra forma de media. Ainda assim, permitiremos a sua descontinuação?
A disrupção climática é uma das maiores crises que a humanidade enfrenta e requer, por isso, uma transformação profunda na forma como vivemos. Todos os modelos de negócio têm obrigatoriamente de ser repensados e a indústria dos livros não é exceção. O olhar clínico sob a cadeia de valor é fundamental numa altura em que a neutralidade carbónica é imperativa para todos. De que forma podem os livros contribuir para esta missão planetária ao mesmo tempo que alavancam o poder das suas pessoas?
Somos mais de 8 biliões de vozes a habitar este planeta. Milhares e milhares continuam a não ser ouvidas. Explorar o caminho da representatividade é uma das grandes viagens em cima da mesa, não só de quem lidera o caminho, mas também de quem escreve e lê. Serão os livros capazes de transformar o nosso mundo em prol dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável?