Programação
DO EVENTO
[schedule_intro]
[schedule_intro]
O Book 2.0, como em todos os livros, arrancou com uma página em branco. Mergulhámos na sua essência para escrever novas linhas. Linhas de reflexão sobre o melhor que os livros nos trazem e como podem prosperar.
Tradução simultânea em Inglês e Espanhol disponível durante o evento.
Após uma primeira edição de sucesso, a segunda edição do Book 2.0 explora ainda mais a evolução do livro no meio de uma revolução de desenvolvimentos digitais, de um debate sempre relevante, em torno da sustentabilidade da indústria editorial e o seu papel fundamental na promoção de uma sociedade bem informada. Esta edição, que terá lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, abrange três capítulos, cada um dos quais abordando estes pontos, com o objetivo de explorar soluções inovadoras para os desafios atuais, inspirar políticas que estejam em sintonia com os dados mais recentes e, em última análise, garantir que se constrói uma ponte eficaz entre o presente e o futuro do livro.
APRESENTAÇÃO ESTUDO HÁBITOS DE LEITURA E COMPRA EM PORTUGAL 2023
DISCURSO INSTITUCIONAL
A etimologia da tecnologia revela que, no seu cerne, tem a ver com a elaboração da sabedoria, um papel que só os livros desempenharam durante séculos, incorporando a essência intemporal do conhecimento e da cultura. A nossa história está agora – em parte – a ser escrita através de uma caneta digital. Um novo cenário de publicação. Novas formas de interação com os livros. Inúmeros desenvolvimentos tecnológicos que facilitam inúmeros formatos nos quais encontramos palavras e mais palavras. Numa era em que não estamos apenas a moldar a tecnologia, mas a ser moldados pela tecnologia, temos de perguntar: o que significa ser humano numa era digital? O que devemos preservar e onde nos é permitido inovar? Como é que a criatividade humana se entrelaça com a inteligência artificial? Como uma interação dinâmica entre o intelecto humano e os avanços tecnológicos afeta as nossas capacidades cognitivas? Como as redes sociais servem de plataforma para nos ligar? Como estamos a alterar a experiência de leitura?
Não é segredo que o planeta está a consumir-se, e nós também. Se antes as palavras estavam limitadas a materiais escassos, agora podemos encontrá-las em todo o lado, mas a que custo? A indústria editorial é desafiada a repensar a sua pegada ecológica e a adotar a sustentabilidade como o novo caminho a seguir. Como podemos responder a esta urgência e reduzir o impacto ambiental da indústria editorial? Sempre relevante para a questão dos recursos é a nossa obrigação moral de nos esforçarmos por alcançar a equidade e a inclusão e de facilitar a diversidade de pensamento e de existência. Os livros têm a capacidade única de amplificar narrativas diversas, desafiar preconceitos e promover a inclusão. Como podemos re-imaginar o papel dos livros para melhorar não só a inclusão social, mas também a do nosso planeta e da sua ecologia? Como podemos nós, através da caneta coletiva que possuímos, escrever uma história sobre a humanidade, unindo milhares de milhões de vozes em todo o mundo na busca do progresso social? É esta a história que queremos escrever sobre as nossas conquistas democráticas enquanto seres políticos?